Logotipo ILOG

5 dúvidas essenciais sobre sustentabilidade

Ainda há muito para ser esclarecido sobre a sustentabilidade. Vamos entender algumas informações relevantes?

 
São várias ações rotineiras que são apontadas como riscos para o meio ambiente e aquecimento global. Entre todas as atitudes tidas como causadoras da crise no ecossistema, quais realmente têm um impacto significativo na natureza?
Separamos uma lista com 5 itens para serem estudados acerca da reciclagem e do meio ambiente. Leia mais.
 

5 perguntas importantes sobre a sustentabilidade

 

  • Etanol é melhor para o meio ambiente do que gasolina?

Etanol é uma fonte renovável, enquanto gasolina é finita. Além disso, a gasolina é capaz de liberar 2,28 quilos de gás carbônico por litro consumido, 10 vezes mais que o etanol, o qual libera apenas 0,26 quilo.
 

  • Plantar árvores compensa a emissão de gás carbônico?

Não. As árvores conseguem acumular e absorver uma boa quantidade de carbono, até a fase que atingem a maturidade biológica. Porém, precisamos levar em conta a proporção em que os vegetais absorvem contra o carbono emitido pela atividade humana. É muito maior a quantidade de gás liberado no meio ambiente do que a absorvida pelos vegetais.
 
Leia mais:
Mitos e verdades sobre a reciclagem
Existem materiais recicláveis que não são reciclados?
Descubra como funcionam as embalagens biodegradáveis
 

  • Papel reciclado versus papel branco. Qual o melhor?

Nem sempre o papel reciclado é melhor para o meio ambiente. O processo de reciclagem possui muitas etapas, como o de destintamento e outros tratamentos com agentes químicos. O importante mesmo é comprar papéis com selos que garantem o plantio, manejo e produção sustentável. Além de, é claro, fazermos nossa parte na consciência ecológica: uso racional do papel no dia a dia.
 

  • Alimentos orgânicos são a melhor opção para o planeta?

Sim! Cultivados sem o uso de agrotóxicos e seguindo diversas regras de sustentabilidade, estes alimentos auxiliam no cuidado com o meio ambiente. Seu cultivo possui menos impacto para o solo por não oferecer riscos de contaminação, que muitas vezes ameaçam a água presente na região próxima à plantação.
 

  • Embalagens sujas podem ser recicladas sem lavar?

Sim e não. O processo industrial já inclui a lavagem, não sendo necessário que você a realize em sua casa. Por outro lado, você pode contribuir ao retirar excesso de resíduos, como o resto de iogurte dos potinhos, para evitar que eles sujem outros itens do lixo.
 
Estas são algumas das dúvidas mais comuns acerca das ações sustentáveis do dia a dia. Aos poucos, podemos auxiliar nosso ecossistema e todo nosso ciclo ambiental, melhorando-o sempre que possível.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?