fbpx

Como funciona a Logística Reversa por compensação ambiental?

compensação ambiental logística reversa ilog

Você está procurando o melhor formato de logística sustentável para aplicar na estratégia da sua empresa? A Logística Reversa por compensação ambiental pode ser o modelo ideal para você.

A compensação ambiental faz parte da Logística Reversa pós-consumo. Ela garante que sua empresa receba créditos de economia circular, ou créditos de reciclagem, comprovados por notas fiscais rastreadas com transparência.

Vale lembrar que essa é uma alternativa aos formatos pós-industrial ou pós-venda, que gerenciam os resíduos antes mesmo do consumidor fazer o uso de um produto até o ponto de descartá-lo.

Quer saber como tudo isso funciona na prática? Neste post, vamos te explicar detalhadamente como funciona a Logística Reversa por compensação ambiental e quais são as vantagens que ela pode oferecer ao seu negócio.

PNRS e Logística Reversa

Estipulada pela Lei 12.305 de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)  foi criada para que as empresas passassem a se responsabilizar pelo impacto ambiental causado pelo descarte de suas embalagens e produtos.

A Logística Reversa, por sua vez, é um instrumento fundamental dessa política. É definido como um conjunto de ações destinadas à possibilitar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.

compensação ambiental logística reversa ilog

Assim, com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores têm responsabilidade compartilhada pelo manejo e retorno dos resíduos.

Então, a Logística Reversa entra nesse cenário como uma ferramenta para proteger a sua empresa das obrigações da PNRS e da Lei 12.305.

Mas como isso funciona na prática?

Créditos de Economia Circular

No início deste post, falamos sobre os créditos de economia circular, ou créditos de reciclagem. É por meio do recebimento desses créditos que a sua empresa comprova a Logística Reversa e cumpre a lei.

Mas o que é esse crédito? Como ele funciona?

Para possibilitar e incentivar a coleta dos resíduos produzidos pelas empresas, foi criado o sistema de compensação. Nesse sistema, os resíduos são coletados pelas empresas que os produziram ou pelas organizações que são responsáveis por tal coleta. 

Quando essas empresas inserem o produto do pós-consumo na cadeia de reciclagem, recebem créditos de economia circular em troca.

compensação ambiental logística reversa ilog

Os créditos são documentos que comprovam que os resíduos foram reaproveitados ou descartados de forma correta. Eles mostram que a empresa aplicou um plano de Logística Reversa em sua estratégia sustentável.

A partir dos créditos, as empresas obtêm certificados, que são formulados por meio da venda com nota fiscal eletrônica do material reciclado.

Agora que você já entendeu o que são os créditos de economia circular, que tal entender melhor o passo a passo da Logística Reversa por compensação ambiental e como a sua empresa pode aderi-la?

Logística Reversa por compensação ambiental

O sistema de compensação ambiental funciona por meio de uma plataforma rastreadora, que localiza e confere os dados da cadeia de reciclagem no Brasil. Essa mesma plataforma produz certificados em troca de notas fiscais geradas por cooperativas de reciclagem e associações de catadores. Isso garante que os recicladores finais estão, de fato, recebendo os resíduos das empresas e realizando a destinação final ambientalmente correta.

Assim que você informa o quanto sua empresa produz de resíduos de plástico, vidro, papel ou metais, o ILOG, por exemplo, contata as cooperativas de reciclagem e as associações de catadores. Os serviços prestados por eles funcionam como compensação ambiental para sua empresa. Tais cooperativas reciclam a quantidade de resíduos equivalente àquela gerada pelo seu negócio. Então, na venda desses itens, recebem as notas fiscais que são trocadas por créditos de economia circular.

compensação ambiental logística reversa ilog

Então, além de cumprir com a PNRS e adquirir um selo de reciclagem, seu negócio ainda contribui para gerar empregos dentro do mercado sustentável.

De forma resumida, então, o passo a passo da Logística Reversa por compensação ambiental se dá da seguinte forma:

  1. O bem de consumo é produzido e vendido pela indústria, que contrai um débito de reciclagem;
  2. O consumidor descarta o item após sua vida útil. Esse descarte pode ser feito de forma consciente, em pontos de coleta e por incentivos da própria empresa fabricante;
  3. A organização responsável pela coleta realiza a triagem e reciclagem dos resíduos, bem como o descarte correto;
  4. Já reciclado, o material retorna ao ciclo de produção da mesma empresa ou de outras, como insumo;
  5. As notas fiscais da venda dos itens reciclados passam a equivaler aos créditos de economia circular. Elas comprovam o cumprimento da PNRS, quitando o débito ambiental.

Além de cumprir a lei e garantir que sua empresa esteja livre de multas e processos jurídicos, há outras vantagens da Logística Reversa por compensação ambiental que têm impacto positivo tanto para o seu negócio quanto para economia verde de modo geral. Vamos conferir?

Impacto econômico

Quando o seu negócio passa a ter um selo de reciclagem, como o selo Nós Reciclamos do ILOG, seus produtos ganham um viés sustentável. Isso faz com que a sua empresa ganhe uma vantagem competitiva em relação às leis ambientais e ao crescimento dos chamados consumidores verdes, que, cada vez mais, estão consumindo de forma consciente.

Impacto ambiental

Os lixões foram proibidos por lei e os aterros sanitários estão cada vez mais lotados. Para que a sua empresa possa colaborar para a redução da poluição gerada pelo descarte incorreto de resíduos, a Logística Reversa pós-consumo é uma ótima opção.

Ter um selo de reciclagem é também incentivar a preservação da matéria-prima virgem e a diminuição da poluição e de seus impactos no meio ambiente e na saúde humana.

compensação ambiental logística reversa ilog

Impacto social

Além de tudo isso, a Logística Reversa por compensação ambiental fomenta a geração de empregos nas cooperativas e associações de catadores.

A própria PNRS percebe a importância desses profissionais que, muitas vezes, não recebem o reconhecimento merecido por todo o trabalho prestado.

Portanto, com o selo de reciclagem, sua empresa está promovendo o aumento da renda dessas pessoas. Dessa forma, a qualidade de vida e condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis pode melhorar a cada dia.

compensação ambiental logística reversa ilog

E agora que você já sabe como funciona a Logística Reversa por compensação ambiental, está na hora de dar o próximo passo e aplicá-la em sua empresa.

O ILOG conta com cooperativas parceiras que têm realizado um excelente trabalho: são mais de 10.000 toneladas de materiais reciclados e muitos clientes satisfeitos.

Para saber mais sobre o selo Nós Reciclamos do ILOG, você pode ler esses dois artigos:

Quais as vantagens e o diferencial do selo Nós Reciclamos?

4 motivos para sua empresa ter o selo Nós Reciclamos

E para simular um orçamento ou tirar quaisquer dúvidas, nossa equipe está à disposição!

Basta entrar em contato pelo nosso site.

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!