fbpx

Conheça a bicicleta feita de plástico reciclado 

muzzicycles

Criada pelo artista plástico Juan Muzzi, esta inovação vem ganhando admiradores por todo o mundo 
 Ir ao trabalho ou à faculdade de bicicleta é uma atividade muito sustentável, não é verdade? Ao pedalarmos de um ponto a outro evitamos a emissão de CO2 em nossas cidades e de quebra fazemos um ótimo exercício físico. 
Mas andar de bicicleta pode trazer ainda mais benefícios para o planeta. Esta bike produzida com plástico reciclado foi desenvolvida pelo artista plástico uruguaio Juan Muzzi, que vive na cidade de São Paulo e resolveu empreender neste ramo por conta de uma inspiração inusitada. Segundo Muzzi a ideia de produzir um quadro de bicicleta inteiramente de plástico veio da natureza, mais especificamente do osso e sua estrutura oca. Assim, o uso de material é diminuído e não interfere na rigidez estrutural do projeto.  

O processo de fabricação 

Cada bicicleta leva plástico granulado em sua composição. O material é proveniente de garrafas PET, pedaços de computadores e diversas outras fontes, que são triturados até virarem pequenos grãos de plástico. Em seguida, são incluídos aditivos químicos que trazem maior resistência ao material, que depois é depositado em uma máquina injetora que o aloca ao molde. Depois de cerca de 3 minutos, o plástico comumente descartado se transforma em um novo produto.  

Os benefícios da bicicleta de plástico 

Além de reutilizar um material que leva em média 400 anos para se decompor na natureza, as criações da Muzzicycles têm outras vantagens. Por ter um quadro composto inteiramente de plástico, essa criação não enferruja, sendo perfeita para cidades litorâneas onde a ferrugem é comum. 
Outra vantagem é a garantia vitalícia oferecida pelo fabricante. Segundo o criador, a bicicleta pode ser passada de pai para filho, desde que sejam substituídas as rodas. 
Para o meio ambiente os benefícios são ainda maiores. A empresa possui atualmente a capacidade de reciclar 15.840.600 Kg de materiais plásticos, economizando assim 980.732 Kg de petróleo e deixando de despejar quase 6 milhões de Kg de CO2 em material incinerado na atmosfera.  
Porém, aos interessados em adquirir uma destas bikes, é preciso ter um pouco de paciência. Existe uma fila de espera virtual, sendo necessária uma encomenda online, que pode ser feita através do site da Muzzicycles. A criação já está presente em mais de 12 países e promete se espalhar ainda mais ao redor do globo. 
 
Gostou desta iniciativa? Confira o site do ILOG e conheça sobre as políticas de logística reversa que podem ajudar a salvar o nosso planeta. 
 
 
*Reprodução de imagem: Muzzicycles
 

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!