Logotipo ILOG

Conheça os problemas causados pelo vazamento de petróleo no mar  

Aerial view of a leisure boat mooring in translucent turquoise mediterranean sea water

Desastre natural impacta negativamente a vida de plantas, animais e seres humanos 
O derramamento de petróleo nos oceanos é um grave problema ambiental que, para a nossa tristeza, faz parte dos noticiários nacionais mais recentes. O vazamento causa prejuízos tanto para os organismos que vivem no ecossistema marinho quanto para nós.  
Confira mais sobre os perigos que os derramamentos de petróleo trazem a seguir: 

Como o petróleo polui os oceanos? 

Diversos tipos de acidentes podem causar a liberação de petróleo nos mares, sendo que medidas de prevenção são de extrema importância para evitar desastres ambientais.  
As principais causas de poluição no mar decorrem de vazamentos em navios petroleiros, plataformas de petróleo e dutos submarinos. 

Desequilibra o ecossistema  

A composição espessa do petróleo forma uma grande barreira na superfície marítima, impedindo a entrada de luz no ambiente. O bloqueio impede que o fitoplâncton realize a fotossíntese, comprometendo o seu desenvolvimento e limitando o cardápio de diversas espécies marinhas que se alimentam do microscópico vegetal.  

Material tóxico  

O petróleo também pode intoxicar diversas espécies que habitam o ambiente marinho, como peixes e tartarugas. O óleo prejudica o sistema nervoso quando ingerido e pode causar asfixia e morte ao limitar a movimentação dos animais.  

Afeta drasticamente as aves marinhas 

O vazamento de óleo é devastador entre os pássaros que habitam o ambiente marítimo. Ele se fixa nas penas dos animais e prejudica seu equilíbrio térmico, fazendo com que a ave morra de frio ou calor, dependendo da região em que tenha ocorrido o vazamento. 

Riscos à saúde humana  

Os problemas proporcionados pelo vazamento de petróleo também nos atingem. Além de prejudicar o turismo e a economia da região afetada, o óleo traz graves ameaças para a nossa saúde. O simples contato com o petróleo pode causar intoxicações e diversas doenças, podendo contribuir até mesmo para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. 

Como lidar com a situação 

Para evitar esses e outros desastres ambientais, é preciso cobrar das autoridades responsáveis. Exigir medidas preventivas e de contenção pode fazer a diferença na manutenção da fauna e flora nacional. Desta forma, você contribui para a saúde do meio ambiente e ainda colabora com o turismo e a economia do país.  
Agora que você conhece os problemas que o vazamento de petróleo traz para o meio ambiente, que tal ajudar na sua defesa? Acesse o site do ILOG e saiba como contribuir para a saúde do nosso planeta! 

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?