Logotipo ILOG

Energia solar: conheça os principais benefícios 

Saiba mais sobre esta fonte de energia renovável que promete acabar com a dependência de combustíveis fósseis 
A energia elétrica é essencial em nossa sociedade, assim como a necessidade por fontes de energia renováveis. Apesar de ainda pouco utilizada, a energia solar é uma das melhores fontes energéticas disponíveis, e seu uso tende a se popularizar rapidamente. 
A obtenção desse tipo de energia se dá através de painéis fotovoltaicos, que, quando expostos à luz solar, produzem correntes elétricas contínuas. Com o uso de um equipamento conhecido como inversor, essa energia é convertida em corrente alternada e pode ser utilizada normalmente. 

Economia 

A redução de custos é sempre um dos principais motivadores de investimento. Com a utilização da energia solar, é possível reduzir entre 50% a 95% o valor mensal da conta de luz. Os custos que envolvem esse sistema de energia são apenas dois: a taxa obrigatória para a concessionária e a limpeza periódica dos painéis. Além disso, ainda é possível trocar a energia gerada que sobrou por créditos com a concessionária de energia da sua região.

Durabilidade 

Depois de instalados, os painéis solares demandam apenas cuidados com a limpeza e checagem periódica do bom funcionamento do sistema. A limpeza deve ser feita duas vezes ao ano, podendo variar conforme a incidência de chuvas sobre os painéis. Por utilizar uma tecnologia simples, o sistema possui uma vida útil de 25 anos em média e demanda uma manutenção mínima. 

Valorização do imóvel 

Não importa se é residencial ou comercial, a instalação de um sistema de energia solar aumentará automaticamente o valor do seu imóvel. Um dos motivos para esta valorização é a economia que o comprador terá ao longo dos anos com energia elétrica. Outro ponto a se considerar é que o novo proprietário do imóvel não terá de passar pelos processos burocráticos para a instalação dos painéis.

Investimento inteligente 

O valor do investimento para a instalação de painéis fotovoltaicos ainda é muito alto no Brasil – mesmo assim, ainda se trata de um ótimo negócio. A economia gerada por esse sistema é enorme e pode até mesmo suprir todas as suas necessidades energéticas. Além disso, o retorno deste tipo de investimento costuma ser obtido após um período de 6 anos. Portanto, se considerarmos uma durabilidade de 25 anos do sistema, você terá 19 anos de produção de energia solar sem gastar um centavo a mais. 

Sustentabilidade 

A luz solar é inesgotável, e não emite nenhum poluente. O sistema não possui motores e nem envolve qualquer tipo de movimento mecânico, o que o torna livre até mesmo de poluição sonora. 
Além disso, a fabricação dos materiais necessários para a montagem do sistema fotovoltaico é feita através de processos industriais controlados, que não poluem o ambiente. Portanto, se trata de uma fonte de energia sustentável, limpa e infinitamente renovável. 

Leia mais: Como economizar energia elétrica? 

 
Agora que você já conhece os principais benefícios da energia solar, acesse o site do ILOG e conheça outras maneiras de contribuir com a saúde do nosso planeta. 
 
 

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?