fbpx

Entenda como o plástico afeta a vida marinha

whale-shark-swimming-PATNEE3-e1553619414539-1024x683

Saiba por que os animais confundem resíduos plásticos com comida e acabam ingerindo-os

 
As discussões acerca do plástico nos oceanos está recorrente e, mesmo assim, podemos dizer que permanece ineficaz. Isso porque quantidade de lixo nos mares continua crescendo e afetando diretamente a vida marinha e nosso ecossistema.
Estudos comprovaram que aproximadamente 8 milhões de toneladas de plástico caem em águas oceânicas anualmente, as quais são decompostas em microplásticos e ingeridas pelos animais. Porém, não são apenas microplásticos que são consumidos pela vida marinha. Alguns animais confundem plásticos inteiros com alimentos e os engolem. Entenda o porquê.
 

Qual efeito que o consumo de plástico pode gerar nos animais?

O risco pode ser fatal. Os aparelhos digestivos desses animais começam a ficar cheios de resíduos de lixo e se tornam incapazes de assimilar os nutrientes provenientes de alimentos verdadeiros.
O efeito a longo prazo  pode incluir o colapso de determinadas populações como tartarugas marinhas, golfinhos, focas e vários outros.
 

Por que animais marinhos consomem plásticos sem querer?

Logo após a entrada no mar, o plástico fica colonizado e revestido por uma fina camada de micróbios, os plastisférios. Eles liberam substâncias químicas que alteram o odor dos resíduos para um cheiro e um gosto exatamente igual o de um peixe, ou seja, um atrativo perfeito para animais em busca de comida.
Além disso, o plástico também afeta aves que se alimentam de peixes e localizam o alimento através do odor emitido.
 
Leia mais:
Onde devo jogar meus medicamentos vencidos?
Descubra como funcionam as embalagens biodegradáveis
Mitos e verdades sobre a reciclagem
 

Quais medidas podem ser adotadas para evitar que plásticos encontrem os oceanos?

Consciência ecológica. O primeiro passo para evoluir neste processo de melhoria da vida marinha é nos tornarmos completamente conscientes dos nossos atos e do quanto eles afetam um ecossistema inteiro. Até mesmo qualquer pequeno lixo descartado de forma incorreta pode se direcionar para os mares e oceanos, afetando este nicho ecológico.
Devemos adotar uma mudança de atitude, principalmente da nossa parte como consumidores, adotando um consumo consciente e responsável, sempre buscando novas alternativas e soluções inteligentes para substituir nosso tão presente plástico.
Não é fácil, mas também não é impossível. Um pouco do nosso esforço diário pode afetar positivamente nosso ecossistema em sua totalidade!
 

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!