Logotipo ILOG

Mitos e verdades sobre a reciclagem

O termo reciclagem é cercado de dúvidas sobre alguns pontos importantes. Que tal esclarecer algumas informações necessárias?
Quando falamos em reciclagem, é natural que algumas dúvidas possam surgir, afinal, trata-se de uma ação que, num primeiro momento pode parecer simples, mas que carrega algumas informações nem sempre muito esclarecidas.
Ao longo dos anos e da popularização do termo, diversos mitos sobre a reciclagem começaram a circular. Por conta disso, algumas verdades acabam ficando escondidas no meio dessa confusão de informações e práticas.
Dessa forma, criamos esse conteúdo para te ajudar a saber os mitos e as verdades sobre a reciclagem. Vamos entender um pouquinho mais?

Desvendando a reciclagem

Entender melhor sobre esse assunto é fundamental para tratar o lixo da forma correta e reduzir os impactos ambientais de todos os resíduos que produzimos.

Papel, vidro, metal e plástico são sempre recicláveis?

Mito! Apesar de grande parte desses materiais possuírem altos níveis de reciclabilidade, nem todos podem ser reciclados.
Produtos como: lenço de papel, papel higiênico, papel amassado, absorvente, fralda descartável, louça, barbeador descartável, papel-carbono, esponja de aço, etiqueta adesiva, cabo de panela, tomada e muitos outros não podem ser reciclados.
No texto Quais materiais podem ser reciclados? nós explicamos um pouco mais sobre esse assunto. Confira! 

Os produtos com símbolo de reciclável são ou serão reciclados?

Nem sempre! Esses símbolos foram desenvolvidos para auxiliar a identificar e separar materiais como vidro, plástico, papel/papelão, alumínio e aço para reciclagem.
Porém, muitas empresas utilizam esse símbolo apenas como uma estratégia para agregar valor ao seu produto. Esse símbolo significa que os materiais são potencialmente, e tecnicamente, recicláveis e não que serão efetivamente reciclados.
Ou seja, pode acontecer o processo de reciclagem, mas isso não é garantia de que necessariamente irá acontecer.

Os materiais podem ser reciclados eternamente?

Falso! É comum acreditarem que os materiais podem ser reciclados para sempre, originando outro produto com as mesmas propriedades do antigo. Porém, não é isso que acontece.
O papel, por exemplo, em um determinado momento, precisará da adição de fibras de celulose “virgens”, o que acarreta novos danos como a extração de novas árvores, solo, água e energia.
Da mesma forma, o plástico é outro material que nunca terá seu ciclo de reaproveitamento fechado. Isso quer dizer que um produto feito de plástico nunca será reciclado e transformado em outro igual, mas sim em um produto diferente, muitas vezes com a inclusão de mais matéria-prima originada do petróleo.
Mitos e verdades sobre a reciclagem

Os eletrônicos devem ser jogados em um lixo diferente do comum?

Verdade! Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes desses produtos são obrigados a oferecer um sistema de logística reversa para que o produto não seja descartado em um local incorreto.
Existem inúmeros pontos de coleta de eletrônicos que proporcionam esse descarte correto, evitando que o produto vá para o lixo comum e que prejudique o meio ambiente.

Reutilizar e reciclar são coisas diferentes?

Verdade. Quando um material é reciclado, ele é transformado em outro, em sua grande maioria bem diferente do original. Já na reutilização, ele será reaproveitado para outro fim, sofrendo pouco ou quase nenhuma modificação.

Reciclar custa caro?

Verdade! Embora reciclar ainda seja mais barato do que produzir um produto do zero, o processo de reciclagem em si possui um valor alto. Um produto feito com material reciclado vai precisar da inclusão de novas matérias-primas e energia para produção, assim como para materiais eletrônicos, por exemplo, cujo processo possui um valor ainda mais elevado.
Entretanto, quando você opta por consumir produtos reciclados, você está incentivando os empresários a investirem mais na produção de materiais recicláveis.
Conseguiu esclarecer algumas dúvidas? É natural que inúmeras informações sejam distorcidas e passadas de maneira equivocada com o tempo, por isso, é importante estar atento e saber direitinho o que fazer e o que falar sobre a reciclagem.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?