fbpx

Posso jogar carregador e bateria de celular no lixo comum?

Young woman using a smartphone as it is being charged

Devido às sua substâncias tóxicas que contaminam o solo e água dos lençóis freáticos, é necessário dar o devido descarte a esses materiais
Na hora de jogar fora carregador e bateria de celular no lixo todo mundo se confunde: em qual cor devo jogar? É um plástico? Existe uma cor específica para esses materiais?
Pois é, essas dúvidas são muito comuns em quem está começando a separar os lixos para dar o descarte correto. Porém, a primeira informação que você precisa ter é: não jogue esses materiais no lixo comum.

Por que não devo jogar no lixo comum?

Ao descartar baterias e carregadores em locais inapropriados, como o lixo comum, por exemplo, você estará expondo esses materiais a um contato direto com a natureza.
Isso pode ser um sério risco, pois além deles demorarem entre 100 e 500 anos para se decomporem, durante a exposição com o meio ambiente, eles liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo, a água de lençóis freáticos e as nascentes dos rios.

Quais as consequências de misturar materiais tóxicos como esses com o lixo comum?

Segundo a Resolução Conama 401/08, Art. 19, os estabelecimentos de venda de pilhas e baterias referidas no artigo primeiro devem obrigatoriamente conter pontos de recolhimento adequado. Isso porque, “a reciclagem desses materiais consegue recuperar praticamente todo o produto”.
A Analista Ambiental do Ilog, Daiane Oliveira, explica um pouco mais sobre os riscos:
“Em aterros ou lixões, as pilhas normalmente estão expostas às condições climáticas, o que causa sua oxidação e seu rompimento. Nesse vazamento, encontram-se metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio em sua composição, altamente tóxicos para o ser humano e para o meio ambiente.”

Onde devo descartar esses materiais?

A responsabilidade de oferecer local para descarte correto de pilhas, baterias e carregadores é das empresas que produzem e vendem esses equipamentos eletrônicos.
É deles também a obrigação de realizar o acondicionamento, recolhimento e destinação correta de seus produtos após o consumo. Da mesma forma, os fabricantes devem informar ao consumidor os locais de descarte e coleta desses produtos.
Entendeu o motivo de evitar que esses eletrônicos sejam descartados no lixo comum? Eles são altamente tóxicos e podem prejudicar não só o meio ambiente, mas a sua saúde também.

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!