fbpx

Qual a importância das políticas ambientais?  

políticas-ambientais

Ações para cuidar do planeta podem garantir um futuro melhor para a humanidade 
As políticas ambientais são um conjunto de ações tomadas por governos e empresas para preservar o meio ambiente e garantir um desenvolvimento global sustentável. Para você saber mais sobre o assunto, o ILOG separou as seguintes informações, confira:  

Importância para a saúde do planeta 

As políticas ambientais são instrumentos importantíssimos para garantir o desenvolvimento econômico em harmonia com a natureza. Além disso, elas são fundamentais no combate ao aquecimento global, causado pela ação descontrolada do homem, que contribui para a elevação do efeito estufa no planeta. 

Política ambiental no Brasil 

As primeiras ações governamentais que buscavam a preservação ambiental no país começaram na década de 1930. Elas se pautaram na criação de parques nacionais, para proteger as áreas demarcadas das expansões agrícolas e do desmatamento.  
Além disso, em 1934, foi elaborado o primeiro Código Florestal Brasileiro, criado para regulamentar a utilização da terra, mesclando o desenvolvimento com a preservação ambiental.  
Porém, graças ao processo de expansão industrial, intensificado no país na década de 1950, as políticas ambientais acabaram ficando de lado. 
Muitos órgãos e entidades nacionais foram criadas desde então para proteger os meios naturais do país, culminando com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Com o documento, o Brasil passou a ser referência em legislação ambiental, porém ainda pecando na aplicação das penas. Inúmeros crimes ambientais continuam sem qualquer punição e colaboram para a indiferença em relação aos cuidados com o meio ambiente.  
No ano de 2010, a elaboração de um Novo Código Florestal acabou trazendo novos problemas para o setor ambiental. Isto porque o texto reduziu as áreas de preservação permanente e ainda concedeu anistia a crimes ambientais praticados por latifundiários. 

Práticas recorrentes de política ambiental 

As seguintes práticas são muito comuns, podendo ser efetuadas por governos, empresas e até mesmo por você: 

  • Repensar os hábitos de consumo; 
  • Reduzir a produção de resíduos; 
  • Reutilizar objetos; 
  • Reciclar materiais; 
  • Evitar a utilização de produtos que geram alto impacto ambiental;  
  • Promover parcerias sustentáveis; 
  • Estabelecer metas ambientais; 
  • Desenvolver um plano estratégico sustentável; 
  • Conscientizar colaboradores e comunidade. 

 
Agora que você sabe um pouco mais sobre as políticas ambientais, que tal fazer a sua parte? Acesse o site do ILOG e aproveite para conhecer e aplicar ações benéficas para o meio ambiente!  
 

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!