fbpx

Qual a importância do Dia Mundial Sem Carro? 

dia-mundial-sem-carro-1024x748

22 de setembro é dia de deixar o carro em casa e usar outros meios de locomoção
O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, promove a reflexão global sobre o uso excessivo do automóvel. Além disso, a data é um importante meio de conscientização ambiental e uma oportunidade para conhecer e reforçar outros meios de mobilidade urbana. 

Quando a data passou a ser comemorada 

O Dia Mundial Sem Carro foi criado em 1997 por ativistas franceses que buscavam promover alternativas de transporte menos danosas à saúde do planeta. A ideia deu tão certo que no ano de 2000, mais de 760 cidades da Europa já participavam da iniciativa. 
No Brasil, a data começou a ser comemorada em 2001, quando 11 cidades nacionais participaram do movimento. A cada ano que passa, mais cidades se envolvem, realizando atividades e eventos que trazem mais visibilidade para a data. 

Por que deixar o carro na garagem? 

A quantidade de carros no mundo vem aumentando rapidamente. Atualmente, existem cerca de 1,4 bilhões de veículos, e estes números elevados causam uma série de complicações. Engarrafamentos, poluição e problemas de saúde são apenas alguns males que a dependência automotiva e o mal uso dos veículos proporciona. 
Para evitar estes problemas, é preciso investir em outras alternativas de transporte público, como metrô, trem e ônibus, além de meios de transporte não motorizados, como a bicicleta e os próprios pés. 

Quanta poluição é evitada no dia 

Não existem dados oficiais disponíveis, mas uma estimativa realizada tomando a cidade de São Paulo como exemplo nos dá uma ideia da importância da data. Se os donos dos mais de 9 milhões de carros de passeio da cidade aderissem à iniciativa, uma quantidade considerável de gases deixaria de ser emitida na atmosfera.
 Seriam mais de 500 toneladas de monóxido de carbono, 11 de dióxido de enxofre, 97 de hidrocarbonetos não metano, 64 de óxido de nitrogênio, e três de aldeídos que ficariam longe do ar paulistano e dos pulmões dos seus habitantes.  
Todo esse respiro na atmosfera evitaria diversos males respiratórios e também seria muito bem-vindo pela natureza. 

Como participar  

Para fazer parte do movimento e conscientizar as pessoas, você pode organizar passeios de bicicleta em grupo, conversar com o pessoal do trabalho, escola ou faculdade e cobrar mais investimentos dos nossos representantes em meios de mobilidade pública.  
 
Ficou com vontade de participar do próximo Dia Mundial Sem Carro? Então mobilize seus conhecidos e colabore para conscientizar mais pessoas sobre a importância de meios alternativos de transporte. Confira também o site do ILOG e conheça mais iniciativas que ajudam a manter o nosso planeta saudável.  
 

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!