Logotipo ILOG

Qual o ciclo de vida do papel?

Piece of old rumpled paper on wooden floor background

Saiba qual é o ciclo de vida e reciclagem correta do papel, um dos itens mais utilizados em nosso cotidiano

 
O papel é produzido a partir de fibras de celulose encontradas nas madeiras de algumas árvores, como eucalipto e pinus. Para a obtenção dessa pasta, a madeira é descascada e cortada em pequenos pedaços, os quais são misturados com água e soda cáustica em grandes tanques, cozidos para a obtenção da pasta de celulose.
As árvores específicas utilizadas para fabricar o papel são plantadas pelo homem sendo, portanto, um recurso renovável de matéria-prima.
No entanto, possuímos outra origem de fibras de celulose, sem utilizar propriamente as árvores. Podemos recuperar o papel/cartão já utilizado e aproveitar suas propriedades para formar novos papéis. Graças ao desenvolvimento tecnológico dos sistemas de recolhimento e das técnicas de reciclagem, este novo meio de produzir papel vem assumindo uma posição significativa como matéria-prima, complementando as fibras virgens provenientes da madeira.
 
No gráfico abaixo é possível compreender toda a cadeia produtiva do setor Papel e Celulose. Entenda:
 

Qual o ciclo de vida do papel?
Reprodução: Sinpacel – Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná

 
Leia mais:
Como funciona a reciclagem das lâmpadas fluorescentes 
Quais materiais levam mais tempo para se decompor?
 

Conheça o ciclo de vida completo do papel

A vida do papel não termina junto com sua utilização. As fibras provenientes podem ser recicladas até 5 vezes. Contudo, para que a reciclagem seja correta e eficaz, é necessária a colaboração dos consumidores no início da separação doméstica das embalagens utilizadas. A maneira ambientalmente correta para o descarte ocorre quando realizamos a separação correta do lixo, destinando-o para a coleta seletiva, sem ser descartado junto com o lixo orgânico, pois isso inviabiliza sua reciclagem.

Qual o ciclo de vida do papel?
Reprodução: Sinpacel – Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná

O ciclo reverso e de reciclagem do papel é viabilizado através da atuação de catadores de material reciclado e do aparista de papel, após um descarte consciente e correto por parte do consumidor final.
É de suma importância dar o destino correto ao papel após a sua utilização, para que ele possa ser novamente utilizado após todo o processo de reciclagem. Por isso, atentar-se ao descarte consciente é a melhor forma de garantir que esse produto não seja desperdiçado.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?