Logotipo ILOG

Quanto lixo você produz por dia?

Conheça o impacto que sua produção diária de resíduos causa no planeta e saiba como diminuir essa estatística
A quantidade de lixo produzido diariamente é um dos maiores problemas para um futuro sustentável do nosso planeta. Com as mudanças ao longo do tempo, nossa sociedade passou a produzir e consumir mais, intensificando a criação e o acúmulo de resíduos.

Quanto lixo produzimos por dia?

Estimativas indicam que, diariamente, cada pessoa produz em média 1Kg de lixo em nosso país. Se contabilizarmos a produção nacional, este número chega à impressionante marca de 240 mil toneladas por dia.
No intervalo de 20 anos, entre 1982 e 2012, a quantidade de lixo gerada por pessoa dobrou. Este dado impressionante reitera a necessidade de um pensamento crítico por parte dos cidadãos e seus representantes, em busca de soluções que visem a preservação do meio ambiente.

Produza menos lixo

Diminuir a quantidade de lixo gerada é essencial para a saúde do planeta, mas como você pode contribuir para que isso ocorra? Confira algumas ações que podem fazer a diferença:

  •         Separe o lixo: Diversas cidades do Brasil contam com programas de coleta seletiva, participe deles. Se sua cidade não possui essa iniciativa, procure pontos de descarte ecológicos para suas pilhas, óleo e outros resíduos.
  •         Prefira sempre embalagens desmontáveis: Embalagens de leite e caixas de papelão são recicláveis e ainda podem ser facilmente desmontadas, auxiliando no transporte para os centros de reciclagem.
  •         Fuja dos descartáveis: Produtos descartáveis podem ser práticos, mas causam estragos gigantescos ao meio ambiente. Evite produtos plásticos, e quando for às compras leve sempre sua sacola de pano reutilizável.
  •         Aproveite o lixo orgânico: Restos de comida e cascas de frutas são ótimos adubos para suas plantas. Ao utilizar estes compostos orgânicos, você diminui sua produção de lixo diária e de quebra proporciona mais nutrientes para sua horta.

Leia mais:
Você já ouviu falar sobre consumo consciente?

Curiosidades:

  •         No ano de 2012, foram produzidos 64 milhões de toneladas de lixo no país. Toda essa quantia de resíduos lotaria 178 estádios do Maracanã.
  •         Uma em cada três pessoas no Brasil não sabe para onde vai o lixo que produz.
  •         A queima do lixo libera metais pesados e gases na atmosfera. Estes elementos são responsáveis pela formação de chuvas ácidas.

Agora que você sabe quanto de lixo produz por dia, visite o site do ILOG e conheça mais sobre a logística reversa, que tem por objetivo um mundo melhor e mais sustentável.
 

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?