fbpx

Você conhece a diferença entre compostável e biodegradável 

compostável-e-biodegradável-1024x682

Aprenda mais sobre estes importantes processos de decomposição natural  
A conscientização ecológica tem crescido entre a população mundial, mas ainda existem muitos termos que causam confusão. Diversas embalagens produzidas pela indústria já são biodegradáveis ou até mesmo compostáveis, mas você saberia dizer a diferença entre as duas? Para te ajudar a compreender melhor estas terminologias, o ILOG preparou as seguintes informações. 

Biodegradáveis e compostáveis 

Apesar dos nomes distintos, eles possuem mais semelhanças do que você imagina. A ação de produtos biodegradáveis e compostáveis é praticamente a mesma na natureza, mas isso não significa que estes processos são sempre benéficos para a saúde do planeta. Ambos se decompõem e voltam a fazer parte do ecossistema, mas o local onde são descartados pode fazer a diferença entre algo benéfico ou não para o meio ambiente. 

Biodegradável 

Tudo que recebe este nome é capaz de se desfazer, degradar ou apodrecer, causando o mínimo de impacto no meio ambiente. Objetos biodegradáveis são capazes de se decompor pela ação de agentes biológicos, especialmente bactérias e fungos existentes na natureza. 

Tempo de biodegradação 

O processo de decomposição na natureza pode acontecer em um intervalo de dias ou centenas de anos, de acordo com o item. Outro fator que altera o tempo de biodegradação é o local onde é depositado o objeto. 
Matérias orgânicas, como cascas de banana, levam poucos dias para se decompor em compostagens de quintal, mas podem levar semanas em alto mar e nunca se biodegradarem em um aterro sanitário.  
Se levarmos em conta materiais sintéticos, como as sacolas plásticas, o tempo é ainda maior. Elas nunca irão se biodegradar em um aterro sanitário e sua decomposição em compostagens caseiras ou industriais é incerta. 
O maior problema acontece se elas forem despejadas no mar, já que nesse ambiente ocorre o processo de fotodegradação, que quebra o plástico em pequenos pedaços que levam centenas de anos para se degradar.  Enquanto não se deteriora, este plástico forma ilhas de plástico que poluem o ambiente marinho, prejudicando a vida de todos que o habitam.  

Compostável 

Produtos compostáveis também se decompõe na natureza, mas trazem benefícios importantes para o solo. O tempo de sua decomposição varia de um a seis meses, mas a demora é bem-vinda, já que adiciona vários nutrientes na terra durante o processo de desagregação. 
Portanto, estes produtos são ótimos para utilizar em uma compostagem de quintal e servirem de adubo para seu jardim e horta.  
 
Gostou de conhecer mais sobre os biodegradáveis e os compostáveis? Então aproveite para visitar o site do ILOG e descubra mais maneiras de contribuir com a saúde do nosso meio ambiente. 
 

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!