Logotipo ILOG

Você sabe como descartar corretamente o óleo de cozinha?

caucasian chef hand pours vegetable oil on a frying pan side view. Cooking food on kitchen

O óleo de cozinha pode parecer inocente, mas é um grande vilão para o meio ambiente. Aprenda como descartar corretamente, sem agredir a natureza
Você sabia que um litro de óleo, descartado no ralo da pia, é capaz de poluir um milhão de litros de água potável? Essa quantia é equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.
É necessário aprender qual o jeito correto de descartar o óleo a fim de não agredir o meio ambiente. Além disso, quando utilizado e jogado na pia, pode começar a acumular resíduos e danificar o encanamento, entupindo a rede de esgoto e o fluxo de água. Tudo isso pode gerar graves problemas de higiene, atraindo insetos, baratas e ratos.
O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e, ao mesmo tempo, consomem muito oxigênio. O resultado disso? A morte da fauna aquática.                     

Aprenda a descartar corretamente o óleo de cozinha

Após utilizar o óleo antigo, você pode armazená-lo em uma garrafa PET, utilizando um funil para facilitar a entrada de óleo na garrafa. Vá armazenando desse modo, lembrando sempre de fechar bem as garrafas a fim de evitar vazamentos. Após preencher, procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta, bem como postos de entrega voluntária para descartar seu óleo de forma correta.
O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo e massa de vidraceiro. Isso pode preservar a matéria-prima, além de incentivar a reciclagem e evitar que mais litros de óleo sejam descartados de forma incorreta, prejudicando a natureza e o meio ambiente.
Dê uma utilidade para seu óleo usado reaproveitando. Isso preserva o ecossistema e elimina o problema de um item que, mesmo que biodegradável, é um poluidor e grande contaminante, capaz de causar diversos riscos à saúde. A sustentabilidade agradece muito!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?